quinta-feira, 19 de abril de 2012

CRANBERRY NO TRATAMENTO E PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO




                                                  Nome comum: Cranberry
                                                 Nome científico: Vaccinium macrocarpon
                                                 Família: Ericaceae
                                                 Parte usada: Fruto

         O Cranberry é uma planta nativa da América do Norte que apresenta em sua composição antocianidinas, flavonoides, proantocianidinas, taninos condensados e ácidos fenólicos, estes componentes podem impedir a adesão de certas bactérias, incluindo a Escherichia coli, associada às infecções do trato urinário. As propriedades de anti-adesão do Cranberry podem também inibir as bactérias associadas à úlcera estomacal. Pesquisas científicas recentes também demonstram que o Cranberry contêm quantidades significativas de antioxidantes e outros fitonutrientes com o potencial de impedir danos oxidativos causados pela espécie reativa do oxigênio deste modo, protege o organismo contra doenças cardiovasculares e câncer.
 Os sintomas clínicos no indivíduo adulto característicos de cistite são a disúria (dificuldade para urinar), polaciúria ou aumento da frequência urinária, urgência miccional, dor em baixo ventre, arrepios de frio ou calafrios, com presença ou não de dor lombar. Podem fazer parte do quadro clínico mal-estar geral e indisposição. No indivíduo idoso é comum dor abdominal ou distúrbio de comportamento na infecção do trato urinário. Em crianças o principal sintoma pode ser dor abdominal. Em recém-nascidos, o diagnóstico clínico de ITU se torna suspeito quando na presença de icterícia fisiológica prolongada associada ou não à perda de peso (30% dos casos), hipertermia, presença de complicações neurológicas (30%), diarréia, vômitos ou cianose. Em lactentes, o déficit pôndero-estatural, diarréia ou constipação, vômitos, anorexia ou febre de etiologia obscura, podem levar a suspeita de ITU. Por fim, na faixa pré-escolar os sintomas podem ser: febre, enurese (micção noturna), disúria ou polaciúria. No adulto, existe superposição entre os sintomas clínicos de ITU “baixa” vs “alta” (cistite vs pielonefrite). No entanto, a febre e a dor lombar são muito mais comuns na pielonefrite, que se acompanha também de toxemia e queda do estado geral mais importante.

Dicas importantes para minimizar o risco de ter uma infecção do trato urinário:
  • aumento de ingestão de líquidos;
  • urinar em intervalos de 2 a 3 horas;
  • urinar sempre antes de deitar ou após o coito; evitar o uso de diafragma ou preservativos associados a espermicida (para não alterar o pH vaginal);
  • evitar banhos de espuma ou aditivos químicos na água do banho (para não modificar a flora vaginal);
  • aplicação vaginal de estrógeno em mulheres pós menopausa..

Entre outras indicações, as mais significativas são:

  • Infecção do trato urinário (tratamento e prevenção);
  • Doença periodontal;
  • Tratamento de úlcera estomacal causada por H. pylori;
  • Antienvelhecimento;
  • Anticâncer.
Contra indicações-Nefrolitíase.
É considerado seguro seu uso na gravidez e na lactação.
Efeitos adversos e toxicidade- Apresenta segurança quando usado oralmente, embora as doses altas possam causar diarreia e sintomas gastrintestinais.
Precauções- Deve ser utilizado com extrema precaução em crianças com idade abaixo de 2 anos. Utilizar com cautela em indivíduos sob medicação e com condições médicas pré-existentes.
Interações- O excessivo uso de Cranberry pode aumentar a excreção e reduzir os níveis sanguíneos de alguns medicamentos, tais como certos antidepressivos, antipsicóticos e analgésicos a base de morfina. (Bratman et al., 2003).
  É aconselhável o uso de cápsulas de extrato de Granberry  de 300 – 500 mg – duas vezes ao dia durante 60 dias após esse período fazer a manutenção com 1 cápsula de 300mg – 1 vez ao dia durante 2 anos.

Marileia Ragone
Nutricionista clínica funcional


2 comentários:

  1. Adorei seu artigo! Amigos já haviam comentado sobre o blog, muito bom mesmo! Parabéns!

    Continue assim..

    Rafaela Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Dra Marileia, bom dia! Excelente post. Está de parabéns! Eu gostaria apenas de saber, se a Srta já fez uso, de qual miligrama vc usou em crianças na faixa etária de 2 a 6 anos de idade?
    A Srta pode responder-me em meu e-mail?
    luis.fernando@aol.com

    Obrigado e estou no seu aguardo,
    Dr Luis Fernando

    ResponderExcluir