quinta-feira, 8 de março de 2012

Cuidado com a suplementação sem orientação de um profissional de saúde.


   
             A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está propondo novas regras para os alimentos destinados a atletas. A Consulta Pública nº 60 (PDF),  apresenta um novo conceito para esta categoria de alimentos, além de regulamentar o uso do suplemento de creatina e do suplemento de cafeína.
A Anvisa propõe que a categoria de alimentos atualmente denominada “alimentos para praticantes de atividade física” passe a ser chamada de “alimentos para atletas” .“A evolução do conhecimento científico sobre nutrição indica que esses alimentos devem ser consumidos apenas por pessoas que pratiquem exercício físico de alta intensidade, com o objetivo de rendimento esportivo ou de competição”, explica a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito. 
A diretora da Agência faz, ainda, um alerta para as pessoas que praticam atividade física para promoção da saúde, recreação ou estética. “Essa  parcela da população não deve consumir esse tipo de alimento, sem a orientação de um profissional competente. Uma dieta balanceada e  diversificada é suficiente e recomendável para atender as necessidades nutricionais destes indivíduos”.
     Outra novidade proposta pela Agência é a proibição da comercialização dos aminoácidos de cadeia ramificada, permitidos pela atual Portaria 222/98, por não haver comprovação de resultado dos efeitos prometidos, o fornecimento de energia. A Consulta Pública prevê, também, que o “suplemento proteico para atletas” e o “suplemento alimentar para atletas em situações especiais” substituam as atuais subcategorias de alimentos proteicos e alimentos compensadores,  respectivamente
Todo suplemento ingerido  e não consumido através do gasto energético, será retido no organismo em forma de energia (gordura), e/ou eliminado, podendo comprometer a função renal, por isso muito cuidado no consumo de tais suplementos por auto medicação, já que é um remédio, sem consultar um profissional de saúde que, baseado em seus exames clínico, físico e atividade física determinará suas necessidades diárias com equilíbrio em  carboidrato, proteína, gordura, vitaminas e sais minerais.
Procure um nutricionista.

Marileia Ragone
Nutricionista Clínica Funcional