quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D.


       A vitamina D e seus pró-hormônios têm sido alvo de um número crescente de pesquisas nos últimos anos, demonstrando sua função além do metabolismo do cálcio e da formação óssea, incluindo sua interação com o sistema imunológico, o que não é uma surpresa, tendo em vista a expressão do receptor de vitamina D em uma ampla variedade de tecidos corporais como cérebro, coração, pele, intestino, gônadas, próstata, mamas e células imunológicas, além de ossos, rins e paratireoides.
Baixos níveis séricos de vitamina D podem, ainda, estar relacionados com outros fatores como diminuição da capacidade física, menor exposição ao sol, maior frequência de polimorfismos nos genes do RVD, efeito colateral de medicamentos, além de fatores nutricionais.

Deficiência de vitamina D
      A deficiência de vitamina D pode ser decorrência de ingestão inadequada com exposição insuficiente à luz solar, desordens que limitam sua absorção, condições que dificultam a conversão de vitamina D em metabólitos ativos, ou raramente por desordens hereditárias. Deficiência de vitamina D resulta em prejuízo da mineralização óssea e ocasiona doenças nos ossos ---raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos --- e possivelmente contribui para a osteoporose.

Doenças causadas pela deficiência de vitamina D
       A deficiência de vitamina D pode causar várias doenças dos ossos como:
* Raquitismo - doença infantil caracterizada pelo crescimento impedido e deformidade dos ossos longos.

* Osteomalacia - desordem que enfraquece os ossos e ocorre exclusivamente em adultos caracterizada pela fraqueza muscular proximal e fragilidade óssea.

* Osteoporose - condição caracterizada pela redução da densidade mineral dos ossos e fragilidade óssea.
  
 *  Doença inflamatória intestinal (DII) - as DII (colite ulcerativa e doença de Crohn) são doenças imunomediadas, cuja fisiopatologia envolve também a participação de células Th1, com produção de IL-2, TNF-a e IFN-γ. Níveis séricos diminuídos de 25(OH)D têm sido descritos nas DII. Estudo realizado por Jahnsen et al.39 encontrou deficiência de vitamina D em 27% dos pacientes com doença de Crohn e 15% dos com colite ulcerativa.
 Entre outras, que também pode ter ligação com aumento da susceptibilidade a várias doenças e condições crônicas como tuberculose, pressão alta, câncer, esclerose múltipla, depressão, esquizofrenia.

TOXICIDADE DA VITAMINA D
Os níveis de concentração de vitamina D em cápsulas dependendo da dosagem e alimentos são muito pequenos para causar toxidade em adultos. A maior parte de casos de excesso de vitamina D ocorreram devido a acidentes manufatureiros e industriais. A exposição ao sol por longos períodos não causa excesso de vitamina D. 
Alguns sintomas de intoxicação por vitamina D são resultado de hipercalcemia  (nível elevado de cálcio no sangue) causada pelo aumento da absorção de cálcio pelo intestino. Intoxicação por vitamina D pode causar pressão alta, perda de apetite, náusea e vômito. Esses sintomas geralmente são seguidos por produção excessiva de urina, sede elevada, fraqueza, nervosismo e eventualmente insuficiência renal. O tratamento para intoxicação por vitamina D inclui descontinuar a suplementação vitamínica e restringir a ingestão de cálcio. Essa  tem uma ação primordial, que é de absorver o cálcio e o fósforo, além de manter o nosso sistema nervoso em ordem, regulando a nossa pressão arterial
A vitamina D, também inibe a proliferação das células cancerosas, fortalecendo o nosso sistema imunológico. Uma das formas de se obter esse nutriente, é acrescentando na sua alimentação: sardinha, salmão, óleo de fígado de peixe, gema de ovo, atum, bagre, cavalinha, cogumelos entre outros. 
 Para que essa vitamina alcance todo o seu poder no nosso organismo, é necessário que se tome 15 minutos de sol por dia  no horário de meio dia e sem protetor solar. A falta dessa é extremamente preocupante, desde a infância, até a idade adulta, principalmente com os idosos. O organismo fica com baixa imunidade podendo causar as doenças acima citadas.
 A vitamina D  divide-se em duas formas, as quais devem caminhar juntas,: D2 e D3, sendo que esta última é que vai fixar a vitamina no organismo, através do sol de meio dia 15 min e sem protetor solar..
A nossa preocupação não deve ser só com a vitamina D, porque quando temos uma alimentação saudável e variada com peixes, carnes magras, ovos, feijões, cereais, frutas, vegetais e legumes e banho de sol regular, podemos ficar tranquilos, porque a nossa saúde está em ordem.
        Enfim, a natureza nos apresenta uma infinidade de alimentos atraentes, saborosos e com todos os nutrientes que o nosso organismo precisa para se manter com muita saúde.
O que precisamos é ficar atentos para comer de tudo, variando sempre, pois só assim vamos conseguir ingerir todas as vitaminas necessárias para o fortalecimento do nosso organismo. 

                                                                                      MARILEIA RAGONE
                                                                       NUTRICIONISTA CLÍNICA FUNCIONAL