sexta-feira, 25 de julho de 2014

COMO SABER QUAL TIPO DE VINAGRE ESCOLHER.

E os Vinagres? Dúvida frequente, qual vinagre escolher?
São tantas opções diferentes no mercado e muitas vezes nós consumidores não sabemos as peculiaridades de cada um. Generalizando, podemos ressaltar seu baixo valor calórico e sua utilização como substituto do sal, podendo ser utilizado por pessoas hipertensas.


Dica importante para quem está acima do peso: Estudos vêm sendo realizados para apontar os benefícios entres estes condimentos. Um deles apontou que o vinagre auxilia na regulação de genes que controlam a eliminação e gordura. Sendo assim, os voluntários apresentaram redução de massa corpórea e circunferência abdominal.


O VINAGRE BALSÂMICO é originário da Itália, conhecido a mais de 1000anos. Apresenta sabor agridoce e forte. Não é atoa que seu valor é um pouco mais elevado que os demais, para se fazer 2 litros deste vinagre, são necessários 100kg de uvas.


Sua produção assim como a dos vinhos, pode levar anos. Para sua obtenção, é necessária a fermentação alcoólica e acética do mosto da uva, cozido em fogo até elevar o teor de açúcar a 30%. A partir dai, o mosto é colocado em barricas e trocado de tempos em tempos para recipientes menores e de madeiras especificas, como amoreira, cerejeira e carvalho. Assim, o legitimo aceto balsâmico di Modena italiano, pode levar de 12 a 25 anos para ficar pronto.


No Brasil, infelizmente, eles recebem caramelos e corantes para tentar parecer o aceto balsâmico. Portanto, atenção na hora de comprar.


O vinagre balsâmico tem propriedades estimulantes que colaboram com o processo de digestão. E semelhante ao vinho possui antioxidantes e flavonoides.


Recomendado para saladas, carnes, peixes, molho e até sobremesas. 


O VINAGRE DE MAÇàé puro e possui vitaminas, sais minerais e enzimas essenciais. Além de propriedades antissépticas, antibióticas e antioxidantes. É proveniente da fermentação da fruta. Utilizados em temperos e como auxiliares em dietas, pois possui ação termogênica e digestiva


Outros vinagres produzidos no Brasil, são:


VINAGRE DE ÁLCOOL: feito de álcool etílico potável, ou seja, pobre em nutrientes. Utilizado para conservas e temperos em geral.


VINAGRE BRANCO OU AGRIN TINTO: proveniente de álcool etílico potável (90%) e vinho branco ou tino (10%). Vinagre de sabor mais acentuado, também sem muitos nutrientes e utilizado para conservas e temperos em geral.


VINAGRES AROMÁTICOS: são aqueles em que vegetais, extratos aromáticos, sucos e condimentos são acrescentados. Seu sabor marcante é ideal para temperos mais fortes.


VINAGRE DE VINHO: este é feito unicamente a base de vinho que pode ser branco ou tinto, por isso, é mais puro que os citados anteriormente carregando os nutrientes do vinho. Utilizado em carnes e saladas.


VINAGRE DE CEREAIS: muito utilizado na cozinha oriental, este vinagre é feito 100% da fermentação de arroz.

OBS- Sempre indico o balsâmico de boa qualidade ou de maçã. Seus beneficios para a saúde são enormes.


Minha preferência é pelo vinagre  de maçã. Temperar aquela salada de almeirão com o vinagre de maçã, huum.... é uma delícia!! É muito comum entre os descendentes de Italianos.



Marileia Ragone- nutricionista clínica funcional



terça-feira, 1 de julho de 2014

Golden Berry: proteína em forma de fruto ajuda a emagrecer.


Fruto rico em proteína ajuda a acelerar o metabolismo e queimar calorias



Depois da chegada do goji berry, outro fruto diferente vem ganhando espaço por sua lista de benefícios. O golden berry é originário do Peru, Colômbia e Equador e tem propriedades nutricionais que o definem como um alimentos completo.

Benefícios
O fruto seco lembra uma uva passa, mas tem sabor mais azedo. Rico em ferro, o golden berry um dos poucos alimentos a substituir a proteína da carne vermelha. Segundo a nutricionistaPaula Castilho, consultora da Nação Verde, em termos nutricionais o golden berry só pode ser comparado a quinoa. “É um alimento com diversas funcionalidades e indicado principalmente para adeptos da dieta vegetariana, justamente por ser rico em proteínas”, informa.
Apesar de não ter a mesma quantidade de ferro que um pedaço de carne, é um vegetal que ganha neste quesito. De acordo com a especialista, em cada 100 gramas de golden berry há 1,7mg de ferro. “A vantagem é que o fruto é livre de gorduras saturadas encontradas nas carnes de origem animal”, completa.
Outro benefício do fruto é a grande quantidade de aminoácidos. “Presentes no golden berry, a tiamina, a riboflavina e a niacina aceleram o metabolismo e na maior queima calórica”, afirma a nutricionista. Além disso, o fruto possui vitaminas A e C, além de cálcio, ferro e fósforo.

Receita de compota de golden berry

Ingredientes

  • 400 g da fruta lavada;

  • 40 g de açúcar light para caldas e doces ou açúcar mascavo

Modo de preparo

Corte ao meio 1/3 da fruta, coloque numa panela de inox de tamanho médio. Acrescente 40 g de açúcar light. Leve ao fogo e mexa regularmente. Após 25 minutos, a compota está pronta. Pode servir com iogurte, na torrada integral e até como molho das carnes.
Marileia Ragone- nutricionista clínica  funcional

terça-feira, 25 de março de 2014

Trigo verde – também conhecido como friki (do inglês freekeh), o grão superpoderoso.



              De origem síria, o trigo verde é conhecido pelos árabes há mais de 4 mil anos. No momento, ele é o grão da vez em alguns restaurantes brasileiros e virou mania entre gourmets nos Estados Unidos. Também conhecido como friki (do inglês freekeh), o trigo verde possui propriedades nutricionais que o colocam no grupo dos “supergrãos”. “Superalimentos são aqueles que concentram bastantes nutrientes − podem ser  fibras, proteínas, gorduras boas ou antioxidantes − e que por isso atuam na prevenção de doenças. O trigo verde entra na categoria de ‘supergrãos’ devido ao alto número de fibras, até cinco vezes maior do que no arroz integral, e por seu alto teor de proteína.

Alguns o apelidaram também de “a nova quinoa”. A comparação entre os grãos nas tabelas nutricionais não deixa dúvida de que o friki ganha a parada: 100 g de friki possuem 16,5 g de fibras e 12,6 g de proteínas, enquanto a mesma quantidade de quinoa contém 5,1 g de fibras e 14,1 g de proteínas. A lista de benefícios do grão milenar não para por aí. “Ele pode ser relacionado à perda de peso, já que as fibras e proteínas dão saciedade. Por seu baixo índice glicêmico, evita picos de insulina e atua na prevenção e no controle de diabetes”.

Outra vantagem do trigo verde é a sua versatilidade. “Por ser um cereal, deve ser cozido e consumido em saladas, sopas, como acompanhamento ou no lugar do arroz”.

 Apresenta ainda boa quantidade de dois carotenos: luteína e zeaxantina. “São dois tipos de antioxidantes presentes principalmente na retina, excelente para quem tem problema de degeneração macular e perde aos poucos a visão.


Tabela nutricional compara os grãos semelhantes: Freekeh é o que apresenta mais fibras.

 


Contraindicações do Freekeh

A parte que merece atenção é que ele contém glúten, como todo trigo. Por ser colhido antes de amadurecer, o Freekeh tem menos glúten do que o trigo já amadurecido. Mas quem é celíaco não pode consumir, nem mesmo quem tem sensibilidade ao glúten”.
Apesar de ter  glúten  os benefícios desse grão suprem a parte pouco negativa dele para os que não apresentam as duas doenças- celíaco e sensibilidade ao glúten.

Onde comprar

Ainda é difícil, no Brasil, encontrar onde comprar Freekeh, apenas em lojas muito especializadas ele está presente. Entretanto, com tanta popularidade, ele logo deve figurar nas prateleiras de vários estabelecimentos.

Como preparar

Você tem dúvidas de como preparar Freekeh? Esse grão deve ser feito como a quinoa ou o amaranto. A medida é colocar 1 xícara de chá dele para 2 e meia de água. Espere ferver e amolecer. Esse tempo varia entre 15 e 20 minutos. Pode ser misturado às saladas, risoto, sopa.

Um último cuidado: consumir apenas uma ou duas vezes na semana, não é aconselhável passar de 3 colheres de sopa em uma refeição.

 


Marileia Ragone- nutricionista clínica funcional

quinta-feira, 6 de março de 2014

BARU- A fruta do cerrado onde a sua castanha tem grande potencial antioxidante.

O baru, fruto acastanhado do Cerrado pouco conhecido no país, além de iguaria saborosa e nutritiva, apresenta grande potencial antioxidante e, portanto, poder para combater processos inflamatórios e doenças crônico-degenerativas, tais como artrite, câncer, diabetes, hipertensão e enfermidades cardiovasculares. A descoberta, da cientista de alimentos Miriam Rejane Bonilla Lemos, pesquisadora da Universidade de Brasília, é relatada em estudo desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UnB, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas. 



Lemos comprovou a eficiência desses fitoquímicos no controle dos radicais livres, principais responsáveis por grande número de enfermidades, a partir da análise de compostos bioativos em amêndoas de baru. “Nossos estudos em laboratório acusaram esses grupos com reconhecida ação contra as moléculas causadoras do estresse oxidativo”, explicou à Secretaria de Comunicação da UnB, complementando que “os fitoquímicos contribuem como potentes agentes preventivos de doenças graves”. 



Além disso, a pesquisadora também descobriu que os óleos das amêndoas do baru são mais ricos em compostos importantes à manutenção da saúde - a exemplo dos ômegas 3, 6 e 9, com 81% de ácidos graxos insaturados - que os próprios peixes, tão recomendados por nutricionistas em dietas saudáveis. “Em relação a seu potencial oxidativo, na família de leguminosas (amendoim, macadâmia, noz, pistache), sem dúvida alguma, a amêndoa do baru se sobressai”, pontuou. 



Conforme a orientadora do estudo, Egle Machado Siqueira, professora do Programa de Pós-Graduação, “a pesquisa é um pontapé inicial no reconhecimento das propriedades farmacológicas do baru, geralmente mais estudado em seus aspectos nutricionais”. Para ela, a identificação de altos níveis de fenólicos - antioxidantes mais poderosos que as vitaminas C e E - constitui, sem dúvida, uma contribuição científica de peso. O estudo foi co-orientado pelo professor Rui Carlos Zambiazi. 



Os estudos desenvolvidos por Miriam Rejane complementam outra pesquisa previamente realizada, que demonstrou que o consumo de pelo menos uma amêndoa do baru diariamente reduziria o estresse oxidativo induzido em ratos. “Já que foi mostrado que esses roedores, tratados com ração a base de baru, tiveram seus baços, fígados e outros órgãos protegidos, deduzimos, a partir de outros exames in vitro, que esses princípios bioativos funcionam como significativos protetores, especialmente devido às suas ações anti-inflamatórias”, reforçou a pesquisadora. 


CERRADO 

Outro ponto importante da pesquisa, apontado por Siqueira, é a valorização do bioma Cerrado, o segundo maior do Brasil. De acordo com o estudo, “flora ainda pouco notada em seu potencial produtivo”. 


Para Lemos, o governo deveria dar mais atenção a esse rico e diversificado patrimônio genético. “Apesar de toda essa riqueza, ao longo dos últimos anos, o cerrado vem passando por inúmeras e criminosas devastações, e a degradação ambiental ameaça um acervo inestimável do ponto de vista biológico”, diz, aproveitando para defender a utilização racional da matéria prima e um “extrativismo consciente e controlado, ação a ser conduzida pelo poder público”. 


REPERCUSSÃO INTERNACIONAL 

O ineditismo da pesquisa já repercute a nível internacional. Artigo enviada à conceituada Revista Científica Food Research International, da editora Elsevier, rendeu convites para expor os estudos em outras publicações. 



Segundo Lemos, “a revista é uma referência internacional nesse campo de engenharia e ciência de alimentos, com enfoque na saúde preventiva ou curativa”. Para ela, além do universo científico, o baru precisa ser popularizado: "O Brasil e o mundo precisam conhecer melhor tantas propriedades fantásticas que estão ao alcance de todos". 



A pesquisadora pretende, em seu pós-doutorado, dar continuidade aos estudos, a partir da análise de fitoquímicos de frutos do cerrado - incluindo naturalmente o baru - objetivando o controle de doenças infectocontagiosas.




Marileia Ragone- nutricionista clínica funcional

A FRUTA DO SÉCULO: MANÁ-CUBIU

                                                            CUBIU

Fruta nativa da Amazônia Ocidental, Maná-cubiu vem sendo estudado há 18 anos pelos cientistas e pesquisadores Dr. Danilo Fernandes da Silva e Dra. Lucia K. Yuyama, e há 25 anos pelo INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.



Por conter um alto teor de niacina ( vitamina B-3) pode ser considerada uma fruta medicinal pois combate fortemente o colesterol, triglicerídeos, anemia, diabetes, pressão alta, enxaqueca, depressão, ácido úrico, além de ser digestivo, diurético e tônico sexual.
Além da niancina o mana- cubiu é muito rico em fibras, fósforo, vitamina C, pectina que combate a diabetes.
A falta de niancina pode causar mundanças negativas na personalidade. A necessidade diária recomendada para adultos, de acordo com o Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA é de 13 à 19mg. Essencial para a síntese dos hormônios sexuais (estrógeno, progesterona, e testosterona) bem como da cortisona, tiroxina e insulina. Necessária para um sistema nervoso saudável e para as funções cerebrais.
Nutrientes: contém alto teor de vitaminas A e C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides e fitoesteróides, alguns recém descobertos pela ciência.
Propriedades Medicinais:
·         Purifica o sangue;
·         Diminui a albumina dos rins;
·         Fortifica os nervos ópticos;
·         Limpa as cataratas;
·         Alivia problemas da garganta;
·         Controla as amibiasis;
·         Coadjuvante no tratamento do carcinoma de próstata e colesterol elevado;
·         Estimulante do sistema imunológico.
Recentemente cientistas da fundação Oswaldo Cruz do Ceará descobriram uma substância chamada “physalina” que atua no sistema imunológico humano evitando a rejeição de órgãos transplantados, a Fio Cruz e seus cientistas estão requerendo a patente desta descoberta.
Combate as seguintes doenças:
·         Diabetes;
·         Reumatismo Crônico;
·         Doenças de Pele;
·         Bexiga, rins e fígado;
·         Efeito anti- viral contra o vírus da gripe.


Fonte: Solanum Sessiliflorum

Marileia Ragone-nutricionista clínica funcional

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

OS DIFERENTES TIPOS DE AÇÚCARES E SUAS UTILIZAÇÕES.

         O açúcar é um termo genérico para carboidratos cristalizados comestíveis, principalmente sacarose, lactose e frutose. Especificamente, monossacarídeos e oligossacarídeos pequenos. A principal característica é o seu sabor adocicado.
         
        Açúcar refinado: é o açúcar branco, ou açúcar de mesa, é a sacarose que é obtida através de um processo de purificação ou refinamento do açúcar da cana. É o tipo de açúcar mais consumido no mundo, e por ser muito processado acaba perdendo todas as vitaminas e minerais, resultando apenas em “calorias vazias”. 

       Açúcar mascavo: é feito do caldo de cana recém extraído, o que torna o seu gosto parecido com o da cana. Ele não passa pelo processo de branqueamento, o que torna desnecessário o uso de aditivos químicos. Apresenta maior quantidade de cálcio, magnésio, fósforo e potássio, e discretos teores diminuídos em calorias e carboidratos. Seu benefício é o de ter vários nutrientes que favorecem o organismo.

      Açúcar demerara é obtido por um leve processo de purificação do açúcar da cana, porém não recebe aditivos químicos como o açúcar refinado. Mantém teores de minerais da cana semelhante ao açúcar mascavo.

     Açúcar cristal: é muito utilizado no preparo de doces, passa por um processo de refinamento em que se perdem 90% dos sais minerais, ou seja, não é o mais indicado, mesmo sendo orgânico. 

    Frutose: é um açúcar extraído da fruta e do milho e tem o poder adoçante superior em 30 vezes ao da sacarose.

    O mel é um alimento que apresenta uma alta concentração de frutose, por isso é considerado um adoçante natural. Seria uma possível substituta da glicose na dieta de diabéticos, já que a frutose não requer insulina para ser absorvida pelo organismo, no entanto, ela é absorvida muito rapidamente e isso prejudica muito o organismo. Deve-se tomar um cuidado extra com o uso da frutose para quem tem aumento de triglicerídeos.]

     O xarope de agave é um adoçante natural obtido através de uma planta mexicana, apresenta poder adoçante 3 vezes maior que o açúcar de mesa, ou seja, a sacarose, e ainda possuí baixo índice glicêmico, não promovendo um pico de glicose sanguínea. É rico em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio, e é menos viscoso que o mel, sendo dissolvido mais facilmente. Mas deve-se tomar o mesmo cuidado com a frutose. 

    Stévia é um adoçante produzido a partir de uma planta, e em pó, que é a forma mais comumente comercializada, seu poder adoçante pode chegar a ser de 70 a 400 vezes superior ao açúcar branco. Dentre seus benefícios destaque-se não conter calorias, a inibição da formação de cáries dentais, e ainda pode ser usada para fins culinários. Tem um gosto residual um pouco amargo, mas é o único indicado para grávidas e crianças. 

     A sucralose é um adoçante produzido a partir da cana de açúcar e apresenta poder adoçante 600 vezes maior que o açúcar comum. Não contém calorias, e pode ser usado como açúcar sem perder a similaridade com o mesmo até em altas temperaturas. É aprovado para o uso de gestante, mas como tem cloro na composição, compete com o iodo e prejudica quem tem problema de baixa função na tireóide, o hipotiroidismo. Além disso, ao logo do tempo, pode causar hipotiroidismo subclínico, ou seja, o excesso de uso desse adoçante pode causar sintomas de hipotiroidismo ou prejudicar a função da tireóide. 

   O mel é um alimento natural, feito por abelhas a partir de néctar de flores e/ou exsudatos sacarínicos de plantas. É composto por 43% em média de frutose. É um alimento rico em minerais como selênio, manganês, zinco, cromo, alumínio. Por ser rapidamente absorvido não possibilita o ataque de bactérias intestinais, desta maneira, não forma grandes quantidades de gases e não gera cólicas em crianças. Já o melado é obtido pela evaporação do caldo de cana, ou a partir da rapadura, pode ser definido como xarope de caldo de cana. Seu uso é indicado em casos de anemia e prisão de ventre, e beneficia o crescimento de ossos e dentes, pois é riquíssimo em vitaminas e sais minerais. É um alimento completo e muito nutritivo. Porém não é indicado seu consumo para bebês até 1 ano de vida. 

    Os Adoçantes Artificiais (aspartame, ciclamato): são produtos químicos que também servem para adoçar e que geralmente vem do petróleo ou de alguma reação química. Não existem estudos que comprovem a ocorrência de câncer, mas seu uso não pode ser indiscriminado como vemos nos dias de hoje. O adoçante, por ser um produto químico, faz nosso organismo stressar e liberar cortisol e o que acontece é o seguinte: o excesso de açúcar no organismo é um tipo de stress, e toda vez que o organismo stressa libera um hormônio protetor, que é o cortisol. O problema é que quando há cortisol em grande quantidade há o aumento da gordura corporal. Por isso acumulamos tanta gordura sem motivo aparente. Outro problema é que as nossas células não reconhecem o adoçante como glicose. Por não ocorrer esse reconhecimento pelo organismo, na próxima refeição haverá um aumento na ingestão de carboidratos como: pão, macarrão, bolachas, ou seja, a pessoa acaba comendo mais do que deveria sem necessidade. 

 O que o excesso de açúcar pode causar?

      O excesso pode causar: diabetes, esteatose hepática não alcoólica (fígado gorduroso sem a presença de álcool), falência do pâncreas e consequentemente falta de insulina , resistência à insulina, excesso de cortisol, acelera o envelhecimento por excesso de radical livre, fermenta o sistema digestivo produzindo gases e má digestão, atrapalhando a absorção de nutrientes, (podendo agravar queda de cabelo, unhas fracas, infertilidade), e por fim aumenta a acidificação do sangue, podendo gerar várias doenças.

 Informações nutricionais
 Açúcar granulado 
 Quantidade por 100 gramas 
 Calorias 387 Lípido 0 g Gordura saturada 0 g Gordura poliinsaturada 0 g Gordura monoinsaturada 0 g Colesterol 0 mg Sódio 1 mg Potássio 2 mg Carboidrato 100 g Fibra dietética 0 g Açúcar 100 g Proteína 0 g Vitamina A 0 IU Vitamina C 0 mg Cálcio 1 mg Ferro 0 mg Vitamina D 0 IU Vitamina B6 0 mg Vitamina B12 0 µg Magnésio 0 mg

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Arrasando com Roupas de Academia

Nos dias de hoje ir à academia é uma rotina diária de boa parte das pessoas, inclusive de muitas mulheres. Afinal, quem não quer ter um corpo perfeito?
Quando falamos em ir à academia muitas mulheres logo pensam naquela calça azul escura ou preta sem graça e uma camisa de malha branca bem comprida.

Mas será que para ter um corpo bonito é preciso vestir roupas tão desconfortáveis assim?
A resposta é não.
Esqueça aquela velha camisa de malha ou moletom comprida, pois além de desconfortável, elas com certeza vão atrapalhar o seu treino.
Esse tipo de roupa não é recomendável para malhar, pois a nossa pele precisa respirar e se estiver tão coberta assim, além de se sentir dentro de um forno, isso só vai te prejudicar.

O que usar então?
É possível encontrar diversos tipos de roupa fitness hoje em dia e é também possível montar vários looks diferentes.
Existem lindos modelos de macaquinhos, shortinhos, calças, regatas, tops e outros.
Para aquelas que davam a desculpa de que usava blusa grande para cobrir o bumbum, existem também calças e shortinhos com tapa bumbum.
São lindos e tem modelos para todos os gostos. Alguns cobrem só a parte de trás e outros parecem um tipo de saia curta que fica por cima da calça ou short.
Também tem tapa bumbum que é só você prender na cintura e pronto! Confira alguns exemplos:

 
www.kaisan.com.br

Na foto acima temos algumas peças da kaisan como o macacão e o macaquinho com estampa de Floresta, e folhagens coloridas, que nunca sai de moda, temos também a legging com saia que não marca e é super confortável, e também o shortinho de sainha, que é novidade e está super elegante!

Escolhendo a Roupa
É muito importante que você escolha o tipo de roupa que além de permitir que você se movimente bem, seja confortável para você. Não é legal malhar se preocupando se algo está aparecendo ou tendo que arrumar algo toda hora. Como eu disse antes, existem vários tipos de roupas e você deve escolher a que mais gostar.

Cores e Estampas
Use as cores e as estampas a seu favor. Lembra daquela antiga regra de que branco aumenta e preto diminui? Ela ainda existe. Se quer parecer ter um busto maior você pode usar um top de cor clara por exemplo. Macacões de cores claras ajudam a modelar o corpo  e a dar uma silhueta mais bonita.
Mas se o seu objetivo é parecer mais magra, você pode usar um macacão ou outra roupa de cor escura como preto ou cinza.
Existem também as calças leggins e algumas tem cintura alta. Você quer disfarçar aquela barriguinha? Essa é a melhor escolha.
Você também pode usar e abusar das estampas! A regra é parecida com a das cores: estampas grandes aumentam e estampas pequenas diminuem.
Você também pode combinar a cor da regata ou top com a cor da estampa da calça ou short ou fazer o oposto: combinar a cor da calça com a estampa da camiseta. Já o top pode ser usado sozinho ou com uma regata por cima.

Quem vai a academia quer cuidar de sua aparência e sua saúde, e se vestir bem vai fazer você ter mais ânimo para alcançar os resultados, não é verdade?!

Então vamos lá, com muita Disposição e Elegância!