terça-feira, 25 de março de 2014

Trigo verde – também conhecido como friki (do inglês freekeh), o grão superpoderoso.



              De origem síria, o trigo verde é conhecido pelos árabes há mais de 4 mil anos. No momento, ele é o grão da vez em alguns restaurantes brasileiros e virou mania entre gourmets nos Estados Unidos. Também conhecido como friki (do inglês freekeh), o trigo verde possui propriedades nutricionais que o colocam no grupo dos “supergrãos”. “Superalimentos são aqueles que concentram bastantes nutrientes − podem ser  fibras, proteínas, gorduras boas ou antioxidantes − e que por isso atuam na prevenção de doenças. O trigo verde entra na categoria de ‘supergrãos’ devido ao alto número de fibras, até cinco vezes maior do que no arroz integral, e por seu alto teor de proteína.

Alguns o apelidaram também de “a nova quinoa”. A comparação entre os grãos nas tabelas nutricionais não deixa dúvida de que o friki ganha a parada: 100 g de friki possuem 16,5 g de fibras e 12,6 g de proteínas, enquanto a mesma quantidade de quinoa contém 5,1 g de fibras e 14,1 g de proteínas. A lista de benefícios do grão milenar não para por aí. “Ele pode ser relacionado à perda de peso, já que as fibras e proteínas dão saciedade. Por seu baixo índice glicêmico, evita picos de insulina e atua na prevenção e no controle de diabetes”.

Outra vantagem do trigo verde é a sua versatilidade. “Por ser um cereal, deve ser cozido e consumido em saladas, sopas, como acompanhamento ou no lugar do arroz”.

 Apresenta ainda boa quantidade de dois carotenos: luteína e zeaxantina. “São dois tipos de antioxidantes presentes principalmente na retina, excelente para quem tem problema de degeneração macular e perde aos poucos a visão.


Tabela nutricional compara os grãos semelhantes: Freekeh é o que apresenta mais fibras.

 


Contraindicações do Freekeh

A parte que merece atenção é que ele contém glúten, como todo trigo. Por ser colhido antes de amadurecer, o Freekeh tem menos glúten do que o trigo já amadurecido. Mas quem é celíaco não pode consumir, nem mesmo quem tem sensibilidade ao glúten”.
Apesar de ter  glúten  os benefícios desse grão suprem a parte pouco negativa dele para os que não apresentam as duas doenças- celíaco e sensibilidade ao glúten.

Onde comprar

Ainda é difícil, no Brasil, encontrar onde comprar Freekeh, apenas em lojas muito especializadas ele está presente. Entretanto, com tanta popularidade, ele logo deve figurar nas prateleiras de vários estabelecimentos.

Como preparar

Você tem dúvidas de como preparar Freekeh? Esse grão deve ser feito como a quinoa ou o amaranto. A medida é colocar 1 xícara de chá dele para 2 e meia de água. Espere ferver e amolecer. Esse tempo varia entre 15 e 20 minutos. Pode ser misturado às saladas, risoto, sopa.

Um último cuidado: consumir apenas uma ou duas vezes na semana, não é aconselhável passar de 3 colheres de sopa em uma refeição.

 


Marileia Ragone- nutricionista clínica funcional

Nenhum comentário:

Postar um comentário