sábado, 21 de janeiro de 2012

Tudo o que você tinha vontade de saber sobre a semente dessa planta- Chia.

Origem:      Atualmente, muito tem se comentado a respeito da utilização das sementes de Chia (Salvia hispanica L.), entretanto a sua “descoberta” não é algo tão recente assim. As sementes da Chia são originárias do México e da Guatemala e foram cultivadas inicialmente no período asteca.
Seu valor nutricional: Uma porção de aproximadamente 28 gramas(3 colheres de sopa rasas) fornece 4 gramas de proteína e 11 gramas de fibra, as quais são supostamente  chave para o seu uso no auxílio a perda de peso. A chia contém aproximadamente 23 % de ácidos graxos poliinsaturados, dos quais 18 % estão sob forma de ácido linoléico. Com isso, é a semente com o mais alto teor de ácidos graxos Omega-3 no mundo vegetal, e como é sabido, o Omega-3 auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.
Uso: Pode ser usada em preparações doces ou salgadas como: bolos, tortas, no leite, iogurte, entre outras preperações.
Vale ressaltar que estudos recentes como o: Chia seed does not promote weight loss or alter disease risk factors in overweight adults, que realizou um estudo randômico com 76 indivíduos obesos de homens e mulheres, mostrou que não foram encontradas diferenças significativas entre os indivíduos tanto na questão do apetite, quanto na perda de peso, mas fica claro que seu papel de maior eficácia está nas fibras, que auxiliam na manutenção do peso corpóreo, nas funções do trânsito intestinal e na sensação de saciedade. O seu sabor é apontado como neutro, por isso nos processos de cocção, sua função seria a de agregar mais propriedade funcional ao alimento. 
A semente de chia pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos naturais.
 Referências:
THE NY TIMES: The Claim: Chia Seeds Can Help You Lose Weight. Acesso em: 30 de setembro de 2011, disponível em: <http://www.nytimes.com/2011/01/25/health/25really.html?_r=1>
Chicco et al. Dietary chia seed (Salvia hispanica L.) rich in α-linolenic acid improves adiposity and normalises hypertriacylglycerolaemia and insulin resistan

Comentário: A grande vantagem desse modismo é o consumo de fribras, facilitando o trato gastrointestinal, pois  ainda não existe comprovação cientifica  dos benefícios no emagrecimento. Não existe formula mágica para perda de peso, é necessário reeducação alimentar; controle rigoroso do plano alimentar prescrito e exercício físico.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário