sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

OSTEOPOROSE

 Causas - Os ossos de todo esqueleto são tecidos vivos e estão em constante processo de formação e destruição. Até os 30 anos de idade em  média, existe maior atividade de formação óssea, a partir de então o processo se inverte. Alguns fatores estão associados a uma aceleração do processo de destruição e reabsorção causando osteoporose:
Redução dos níveis do hormônio estrogênio. Menopausa
  •  Redução dos níveis do hormônio testosterona (Andropausa) -Homens
  •  Envelhecimento - O avanço da idade leva a um processo natural de reabsorção óssea, enfraquecendo os ossos progressivamente.
  •  Fatores genéticos. Pessoas com parentes portadores de osteoporose. Tabagismo. O fumo contribui para o enfraquecimento dos ossos.
  •  Distúrbios alimentares.Pessoas com anorexia ou bulimia por prda de minerais.
  •  Uso de corticóides. O uso prolongado de medicamentos corticoides.
  • Hipertireoidismo. Excesso de hormônios da tireóide pode levar a perda óssea. Algumas medicações. Heparina, metotrexate usada de forma contínua.
  • Dieta com pouco cálcio. A carência de cálcio na alimentação é um dos principais fatores para o desenvolvimento da osteoporose.
  • Algumas doenças que afetam a absorção de cálcio. Condições como a cirurgia de redução do estômago, a doenças inflamatórias intestinais, doença celíaca, anorexia nervosa e doença de Cushing.
  • Deficiência de vitamina D. A deficiência de vitamina D ocasiona problemas.
  • Sedentarismo. Atividades físicas são essenciais para formação e manutenção de ossos.
  • Cafeína. Bebidas contendo cafeína, como refrigerantes, chás e café.    Álcool. O uso excessivo de bebidas alcoólicas
  • Depressão. Pessoas que tiveram episódios graves de depressão.
 Consequências -  A principal consequência da osteoporose é a fratura. As fraturas impõem limitação e incapacitação ao indivíduo. Aumentam o risco de contrair infecções, como pneumonia e osteomielite. Além disto, muitas fraturas exigem intervenções cirúrgicas, elevando ainda mais o risco de complicações e incapacitação.
Diagnóstico -  é feito por meio de exames que detectam a densidade dos ossos descoberto precocemente será a osteopenia (antes da osteoporose), descoberto através de um exame chamado densitometria óssea. Dar prioridade as pessoas que se enquadrarem no perfil abaixo ou indicado pelo seu médico:
  •    Estejam acima de 65 anos, pós-menopausa com alguma fator de risco para osteoporose, estejam em uso de medicamentos corticoides, possua diagnóstico de diabetes tipo 1,  doença hepática, renal ou de tireóide e teve menopausa precoce.
Prevenção - A chave para prevenir a osteoporose está em conseguir uma boa reserva de osso até os 30 anos e também reduzir ao máximo os fatores que aceleram a perda óssea.
  • Manter uma ingestão adequada de cálcio e vitamina D é a principal medida para formação óssea e prevenção da osteoporose. As necessidades  variam no decorrer da vida, sendo obviamente maiores na infância e adolescência.
As principais fontes de cálcio: Leite e seus derivados, tofu, brócolis e espinafre.
As principais fontes de vitamina D: Óleo de fígado de bacalhau, salmão, atum, sardinha, gema de ovo e fígado.
Embora também seja possível sintetizar vitamina D a partir do contato da luz solar com a pele, muitas vezes isto não é possível, como nos casos de pessoas vivendo em regiões de latitude extrema, que não saiam muito de casa ou do escritório, ou que por alguma razão não possam tomar a quantidade de sol mínima para síntese de vitamina D. Pesquisadores do departamento de nutrição da Escola de Medicina de Harvard apontam que o uso de suplemento de vitamina D pode ser benéfico à saúde, prevenindo a osteoporose, além de outras doenças.
Além do consumo adequado de cálcio e vitamina D,  para prevenção da osteoporose é também importante praticar atividades físicas em qualquer idade, para quem já está com osteoporose são os exercícios de carga como musculação depois de uma avaliação médica e orientado por um profissional de Educação física ou fisioterapeuta. Ter uma dieta equilibrada por um NUTRICIONISTA, tomando esses cuidados com certeza terá uma qualidade de vida melhor.

Referências
Osteoporose em mulheres pós-menopausa. Projeto Diretrizes. Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia. Agosto de 2002.
National Osteoporosis Foundation. Physician's guide to prevention and treatment of osteoporosis. Washington (DC): National Osteoporosis Foundation; 2003 Apr. 37 p.
National Osteoporosis Foundation. Health professional's guide to rehabilitation of the patient with osteoporosis. Washington (DC): National Osteoporosis Foundation; 2003. 31 p.

Comentário – Podemos concluir que a alimentação equilibrada desde a fase embrionária, e atividade física desde pequeno, é a principal prevenção não só contra osteoporose, mas para quaisquer outras doenças. Procure sempre profissionais para orientações tanto nutricionais como em outras áreas.
 
Marileia Ragone
Nutricionista clínica funcional

Nenhum comentário:

Postar um comentário